Apresentação

Seja bem-vindo(a) à Pós-ECM!

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas (Pós-ECM) foi criado tendo em vista a vocação inovativa de Joinville e região, com o objetivo de formar, com qualidade, recursos humanos capazes de realizar pesquisas científicas e tecnológicas.

São três áreas de concentração:

Desenvolvimento de Sistemas de Engenharia – desenvolvimento tecnológico e sustentável de produtos e processos relacionados ao campo das Engenharias e Ciências Mecânicas.

Fenômenos de Transporte – aplicação dos conhecimentos de termodinâmica, mecânica dos fluidos, transferência de calor e combustão, com objetivo da solução de problemas fundamentais e aplicados, tanto no domínio acadêmico quanto no setor industrial, relacionados ao campo das Engenharias e Ciências Mecânicas.

Materiais – execução de atividades no campo das Engenharias e Ciências Mecânicas, abrangendo a caracterização, desenvolvimento, fabricação, técnicas de medição e teste de materiais.

 

Desde sua criação, o Campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vem desempenhando um papel importante no desenvolvimento de pesquisa e na formação de profissionais em engenharia na região sul do Brasil. Dentre os seus cursos de Engenharia, o campus incorpora sete cursos de graduação, sendo eles Engenharia Aeroespacial, Engenharia Automotiva, Engenharia Ferroviária e Metroviária, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Naval, Engenharia de Infraestrutura e Engenharia de Transportes e Logística.

Por se tratar de um centro de intrínseca característica multidisciplinar, o Programa de Pós-graduação e Engenharia e Ciências Mecânicas (Pós-ECM) visa atender à demanda da indústria por profissionais capazes de conduzir pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias oferecendo cormação acadêmica complementar, a nível de mestrado, em três áreas de concentração: (i) Fenômenos de Transporte; (ii) Materiais; e (iii) Desenvolvimento de Sistemas de Engenharia.

É importante ressaltar que o mestrado em Engenharia e Ciências Mecânicas complementa as linhas de pesquisa que vêm sendo conduzidas no estado, além de colaborar na redução das assimetrias regionais, no que tange a condução de pesquisa. Ainda, pela posição geográfica estratégica na região de Joinville, o curso de mestrado torna-se especialmente atrativo por diversos motivos. Primeiramente, pelo contato direto com as questões provenientes do polo industrial da região. Em segundo lugar, pela possibilidade de absorção de egressos dos cursos de engenharia existentes na própria região e de regiões próximas, incluindo os estados do Paraná e Rio Grande do Sul.