Estágio de Docência

As atividades de ensino a serem desenvolvidas pelos alunos nestas disciplinas deverão obedecer as orientações da Resolução Nº44/CPG/2010 [texto completo disponível aqui].

 

Instruções para solicitação das disciplinas:

A matrícula deverá ser solicitada antes do início do semestre no qual o aluno pretende realizar o estágio. Atentar-se ao calendário de reuniões do Colegiado. Para isso o aluno deverá fazer um requerimento formal ao Colegiado Delegado contendo:

  • Formulário de solicitação de matrícula em Estágio de Docência, informando se é ECM410039 – Estágio de Docência I (2 créditos) ou ECM410040 – Estágio de Docência II (4 créditos) e contendo o detalhamento das atividades a serem desenvolvidas pelo aluno.
  • assinatura do Professor Orientador;
  • assinatura do Professor responsável para disciplina em que se realizará o estágio;
  • assinatura da Chefia do Departamento;
  • Cópia do Plano de ensino da disciplina, destacando as atividades do aluno no cronograma.

Obs: Para cada crédito a ser validado o aluno deverá realizar 30 horas-aula de atividades teórico-práticas na disciplina mencionada na solicitação.

O aluno deverá aguardar o parecer do Colegiado do Pós-ECM. Sendo aprovado, a Secretaria do programa realizará a inclusão da disciplina no CAPG.

 

Relatório do estágio de docência e Parecer do Professor:

Ao final do Estágio de Docência o aluno deverá emitir um Relatório de Estágio de Docência, o qual deverá ser encaminhado ao professor responsável.

O professor responsável irá emitir um parecer simples ao colegiado delegado, atribuindo uma nota do aluno com base em seu desempenho.

Compete ao Colegiado do Curso de Pós-graduação aprovar o relatório apresentado pelo aluno e validará a nota final do Estágio .