Cooperação e Intercâmbio

A UFSC tem uma longa tradição de intercâmbio com instituições internacionais, sendo que estas atividades estão respaldadas institucionalmente pela Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais (SINTER). Através da SINTER, a UFSC tem convênios estabelecidos com diversos países, conforme pode-se verificar no site oficial da secretaria (www.sinter.ufsc.br).

Além disso, é importante que seja enfatizado que diversos professores permanentes do Pós-ECM realizaram estudos de pós-graduação e estágios de pós-doutorado em importantes Universidades e Centros/Institutos de pesquisa no exterior, mantendo contato com grupos de pesquisa nestas instituições até o presente momento, conforme pode ser atestado em seus currículos Lattes.

Ainda, iniciativas constantes tanto da coordenação do Programa quanto dos próprios docentes que o integra, têm permitido a viabilização de importantes parcerias internacionais, sob a forma de intercâmbios, cooperações científicas e mesmo de cotutela, no âmbito da concessão de dupla diplomação. Neste contexto, entre as ações mais significativas, já implantadas e em andamento no Pós-ECM, destacam-se:

  • Acordo de co-tutela, no âmbito da concessão de dupla diplomação, estabelecido com a Technische Hochschule Ingolstadt (THI), da Alemanha, a partir do Master Program in Automotive Engineering, em que desde setembro de 2017 conta com duas alunas do Pós-ECM executando parte de suas atividades de mestrado naquela instituição, com previsão de defesa de suas dissertações até final de 2018 ou início de 2019, dentro do prazo de 24 meses;
  • Acordo de intercâmbio de pesquisa com a Technische Eindhoven Universiteit (TU/e), da Holanda, estabelecido desde dezembro/janeiro 2016/2017, em que já vem sendo desenvolvidas pesquisas em conjunto com docentes do Pós-ECM, sendo prevista inclusive a possibilidade da realização de cotutela, a qual se pretende implantar em breve;
  • Acordo de intercâmbio de pesquisa com o Institut Français des Sciences et Technologies des Transports, de l’Aménagement et des Réseaux (IFSTTAR), da França, estabelecido em 2017, para o desenvolvimento de pesquisas em diversas linhas tecnológicas, como técnicas de pavimentação e pesagem em movimento.

Cabe ainda destacar a viabilização de intercâmbio de docentes para ministração de disciplinas entre os programas de mestrado do Pós-ECM e da Universidade de Tóquio, no Japão, permitindo a validação das disciplinas cursadas pelos discentes em ambas as instituições, a exemplo do que já ocorre em nível de graduação no  curso de Engenharia Naval na UFSC/Campus Joinville. Atualmente a UFSC possui um Convênio com a Graduate School of Frontier Sciences of the University of Tokyo (GSFS-UTokyo) – Japan. A participação do Dr. Rodolfo Trentin Gonçalves, pesquisador contratado da GSFS-UTokyo, no projeto de Pesquisa sobre o fenômeno de VIV nos SLWRs é exemplo dessa colaboração. Além disso, anualmente o referido Convênio tem proporcionado períodos de estágio para os alunos da UFSC-Joinville. O discente Fredi Cenci do Pós-ECM, iniciou estágio na UTokyo em novembro de 2018.