Todas as Disciplinas

Área de Desenvolvimento de Sistemas de Engenharia


ECM410068 – Metodologia de Projeto de Produtos

Obrigatória: Sim
Carga Horária: 45
Créditos: 3

Ementa: Panorama histórico do desenvolvimento metodológico de projeto de produtos. Ciência do projeto (Design Science). Métodos sistemáticos de projeto. Método Axiomático de projeto. Metodologias C-K. Design Thinking. Projeto de Sistemas Produto e Serviço. Métodos emergentes para o desenvolvimento de produtos.


ECM410069 – Gerenciamento da Inovação Tecnológica

Obrigatória: Sim
Carga Horária: 45
Créditos: 3

Ementa: Diagnóstico para a Inovação tecnológica. Aspectos restritivos e impulsionadores. de inovação tecnológica. Planejamento e modelo de estratégia competitiva e comparativa de Inovação. Patente industrial. Produção científica e tecnológica de inovação tecnológica. Cases e práticas de modelo de inovação. Economia da inovação tecnológica. Financiamento em inovação tecnológica.


ECM410053 – Planejamento de Produto e Projeto

Obrigatória: Sim
Carga Horária: 45
Créditos: 3

Ementa: Processo, métodos e ferramentas de planejamento de produtos: Roadmapping, matriz BCG, análise MABA, gráfico de bolhas, matriz de produto e mercado, análise síncrona, análise paramétrica e painel semântico. Processo, Métodos e Ferramentas de Planejamento de Projetos: visão PMBOK, visão prince, visão metodologia ágil, Canvas Project Model. Relação Planejamento de produto e projeto em projetos de base tecnológica (TRL, MRL e outros).


ECM410014 – Planejamento e Análise de Experimentos

Obrigatória: Não
Carga Horária: 45
Créditos: 3

Ementa: Definição, princípio e estratégia da experimentação; medição e a propagação de erros; análise de variância  (ANOVA); planejamentos fatoriais 2k; planejamentos fatoriais fracionados; método de superfície de resposta.


ECM410067 – Projeto Robusto de Produtos

Obrigatória: Não
Carga Horária: 45
Créditos: 3

Ementa: Definições e conceitos do projeto robusto, métricas e variáveis estocásticas, ferramentas diagrama p, análise do modo e efeito de falha, desdobramento da função qualidade, escolha das características funcionais do produto, identificação dos ruídos, função perda de qualidade, escolha dos fatores de controle, relação sinal-ruído estática e dinâmica, otimização dos fatores de controle, método de Monte Carlo, ajuste da média das características funcionais, alocação de tolerâncias do projeto do produto.


ECM410015 – Acionamentos Elétricos

Obrigatória: Não
Carga Horária: 45
Créditos: 3

Ementa: Características gerais e campo de aplicação de sistemas de acionamento elétrico. Modelagem das máquinas elétricas (motor de corrente contínua, motor de indução, motor síncrono, máquinas especiais). Acionamento de máquinas CC. Acionamento de máquinas CA. Controle digital de velocidade e posição.


ECM410017 – Controle de Sistemas Dinâmicos

Obrigatória: Não
Carga Horária: 45
Créditos: 3

Ementa: Descrição do problema de controle: comportamentos regulatório e servo. Ferramentas de análise e projeto para sistemas de tempo contínuo e de tempo discreto nos domínios do tempo e da frequência. Estruturas de controle: PID, 2DOF, feed-forward, compensação de atraso. Estabilidade, robustez e desempenho. Aplicações e implementação de controladores lineares.


ECM410041 – Análise de vibrações em problemas de fluido-elasticidade

Obrigatória: Não
Carga Horária: 45
Créditos: 3

Ementa: Esta disciplina apresenta os principais conceitos e métodos para a análise de vibrações em sistemas de engenharia, particularmente aquelas advindas de problemas de interação fluido-estrutural. Para tanto, inicia-se com uma revisão da teoria básica contemplando as vibrações livres e forçadas com um grau de liberdade; aspectos da estabilidade e caracterização dos pontos de equilíbrio; a análise de sistemas a parâmetros concentrados com múltiplos graus de liberdade o problema de autovalor com vistas à análise modal. Em seguida, desenvolve a teoria da análise de sinais discretos, abordando a amostragem e o teorema de Nyquist; a estacionaridade e a ergodicidade e a análise de Fourier. Além disso, como terceira etapa, introduz a análise de vibrações com auxílio de códigos computacionais, realizando o registro e condicionamento de sinais; a aplicação da transformada rápida de Fourier e a identificação de parâmetros característicos da vibração de sistemas típicos da engenharia. Estuda a instrumentação básica para a medição de vibrações, focada nos sistemas de aquisição e condicionamento de sinais típicos; nos sensores tipicamente utilizados para a medição de vibrações e em procedimentos para a instrumentação. Finalmente, aplica os aspectos teóricos aprendidos na execução de experimentos básicos.


ECM410052 – Mecanismos

Obrigatória: Não
Carga Horária: 45
Créditos: 3

Ementa: Classificação  e  aplicações  de  mecanismos.  Tipos  de  Juntas.  Cadeias Cinemáticas. Representação estrutural de cadeias cinemáticas e mecanismos. Definição de Graus deLiberdade. Conceito de Mobilidade, Restricao redundante e Auto Alinhamento. Modelagem por Helicoides. Síntese  do  número.  Síntese  do  tipo.  Síntese  dimensional. Mecanismos reconfiguráveis e metamórficos. Método de Davies para cinemática e estática. Introdução à modelagem da elasticidade e da dinâmica via helicoides.


ECM410056 – Projeto e Manufatura integrados por Computador

Obrigatória: Não
Carga Horária: 45
Créditos: 3

Ementa: Projeto e Manufatura Integrados por Computador (CIM – Computer Integrated Manufacturing): Sistemas CAx (CAD/CAE/CAPP/CAM/CAI/outros); sistemas CAD modeladores de sólidos; e modeladores de superfícies; representação de geometrias complexas em sistemas CAD (Função Spline – curvas de Bézier); metodologia de trabalho e evolução de sistemas CAD; comunicação entre sistemas CAx. Integração entre projeto (CAD) e fabricação (máquinas CNC). Técnicas de engenharia reversa; manufatura aditiva (protótipos e peças).


ECM410058 – Técnicas de Suporte ao Projeto de Produtos

Obrigatória: Não
Carga Horária: 45
Créditos: 3

Ementa: Projeto modular. Projeto para valor. Projeto para manufatura. Projeto para montagem. Projeto para meio ambiente. Projeto para o Final de Vida de produtos. Outras técnicas de suporte ao projeto de produtos.


ECM410060 Usinagem de formas geométricas complexas auxiliada por computador. Aplicação de sistemas CAx.

Obrigatória: Não
Carga Horária: 45
Créditos: 3

Ementa: Classificação de formas geométricas complexas (formas livres); aplicações e processos de fabricação. Centros de usinagem com até 5 graus de liberdade e comando numérico computadorizado-CNC para fresamento de formas complexas. Conceitos das ferramentas  computacionais CAD/CAM/CAx para modelamento e fabricação de peças contendo formas complexas. Métodos e recursos matemáticos (equações paramétricas Spline – curvas de Bézier) empregados para cálculo de trajetórias de ferramenta por sistemas CAM. Operadores de fresamento destas geometrias e as implicações das alterações do contato ferramenta-peça na superfície fabricada. Utilização de sistemas CAD/CAM para programação CNC e simulação da usinagem de formas geométricas complexas.


ECM410065 – Robótica Industrial

Obrigatória: Não
Carga Horária: 45
Créditos: 3

Ementa: Mobilidade, Tipos e configurações de robes manipuladores: seriais e paralelos. Aplicações industriais. Cinemática de manipuladores. Cinemática direta e inversa de manipuladores. Modelagem de manipuladores por D.H, helicoides e quaternios. Repetibilidade e precisão. Jacobiano: velocidades e forças estáticas. Dinâmica. Singularidades. Planejamento de trajetórias. Sensores e aplicações. Ambiente de simulação e programação de robôs.


ECM410076 – Métodos Quantitativos para a Cadeia de Suprimentos

Obrigatória: Não
Carga Horária: 45
Créditos: 3

Ementa: Revisão de Métodos de Otimização. Otimização irrestrita. Otimização com restrições. Previsão de Demanda. Planejamento e Programação. Job Shop. Controle de Estoques. Modelos de Demanda Determinística e Modelos de Demanda Estocástica. Teoria de Localização. Distribuição de Produtos.


ECM410077 – Fundamentos de Motocicletas

Obrigatória: Não
Carga Horária: 45
Créditos: 3

Ementa: 1 – Introdução 1.1 – História 1.2 – Mercado 1.3 – Comportamento do Motociclista 1.4 – Acidentes 2 – A Motocicleta 2.1 – Características Principais 2.2 – Tipos de motocicletas 2.3 – Principais componentes: subsistemas 2.4 – Subsistemas 2.4.1 – Aceleração 2.4.2 – Frenagem 2.4.3 – Esterçamento 2.4.4 – Suspensão 2.4.5 – Chassis 2.5 – Pneus 2.5.1 – Modelo de pneus 3 – Cinemática 3.1 – Definição da geometria 3.2 – Cinemática do esterçamento 3.3 – Ângulo de rolagem 3.4 -Trajetória na curva 4 – Dinâmica 4.1 – Lateral 4.2 – Longitudinal 4.3 – Vertical 5 – Modelagem Computacional 5.1 – Cinemática 5.2 – Dinâmica 6 – Avaliação Experimental 6.1 – Ângulo de esterçamento 6.2 – Aceleração Lontitudinal 6.3 – Aceleração Angular

 


Páginas: 1 2 3 4