Dissertação

RITO DA DEFESA DE DISSERTAÇÃO

1 – O(A) presidente (orientador/a) abre a seção da defesa e informa o rito.
2 – O(A) discente tem até 50 minutos para fazer a defesa da dissertação.
3 – O(A) discente é arguido(a) pela banca.
4 – O(A) presidente apresenta as considerações.
5 – Os ouvintes podem fazer perguntas.
6 – A banca se reúne em caráter reservado e delibera sobre aprovação ou não da dissertação.
7 – O(a) discente prepara a ata e coleta as assinaturas digitais e depois encaminha para o e-mail da secretaria (ppgecm@contato.ufsc.br).

MODELO DE ATA

O título do trabalho na ata deve ser o mesmo que consta na portaria de nomeação da banca examinadora. Alterações de título devem estar expressas na segunda página da ata, nas Modificações exigidas pela banca (deve estar escrito o novo título decidido pela banca).

Ata de Defesa de Dissertação – online/presencial – coletar assinatura eletrônica de todos. Membros externos que não possuam assinatura eletrônica poderão ter suas assinaturas substituídas pela do Coordenador do Programa.

Formulário CAPES para preenchimento da banca (somente dissertação) – deve ser preenchido, assinado digitalmente e enviado à secretaria, junto com a ata.

Conforme Art. 71 da Resolução Normativa nº 154/2021/CUn, o(a) estudante, o(a) presidente e os membros da banca examinadora poderão participar da defesa por meio de sistemas de interação áudio e vídeo em tempo real. Neste caso, recomendamos que o(a) estudante mantenha arquivada uma gravação da defesa como garantia em caso de judicialização.

Páginas: 1 2 3 4 5