Fenômenos de transporte

Descrição

Aplicação dos conhecimentos de termodinâmica, mecânica dos fluidos, transferência de calor e combustão, com objetivo da solução de problemas fundamentais e aplicados, tanto no domínio acadêmico quanto no setor industrial, relacionados ao campo das Engenharias e Ciências Mecânicas.

 Linhas de pesquisa

  • Métodos Experimentais em Ciências Térmicas

O objetivo desta linha de pesquisa é o uso e desenvolvimento de técnicas experimentais para a caracterização de fenômenos relevantes aos problemas no campo das ciências térmicas, através da medição de grandezas físicas como força, momento, velocidade, temperatura, pressão, concentração de espécies químicas, fluxo de calor, tensão superficial, intensidade, diretividade e frequência sonora, entre outros. Entre as técnicas de interesse podem ser citadas velocimetria de imagem por partícula (PIV), velocimetria laser doppler (LDV), anemometria a fio quente (CTA), flourescência induzida a laser (LIF), e tinta sensível à pressão (PSP), entre outros. Aplicações de interesse são a de escoamentos turbulentos, interação entre escoamento e estrutura, acústica, combustão, motores a combustão interna e sistemas de propulsão.

  • Métodos Numéricos em Ciências Térmicas

O objetivo desta linha de pesquisa é o uso e desenvolvimento de métodos numéricos para o estudo de problemas de mecânica dos fluidos, em regimes de escoamentos variados, incompressíveis e compressíveis, monofásicos e multifásicos. Entre os métodos de interesse podem ser citados o método de volumes finitos, método de diferenças finitas, métodos espectrais e pseudoespectrais, métodos baseados na equação de Boltzmann (Lattice-Boltzmann Method), métodos Monte Carlo, entre outros. Tópicos de interesse incluem consistência, estabilidade, acurácia e escalabilidade.

  • Cinética Química de Combustão e Catálise

Acoplamento entre cinética química detalhada e modelos de escoamentos reativos em regime de sistemas de propulsão; modelagem hierárquica de mecanismos de cinética química detalhada de combustão e reforma de hidrocarbonetos e biocombustíveis; redução sistemática de mecanismos de cinética química; modelagem multiescala de escoamentos reativos; investigação de reações elementares em fase gasosa e sobre superfície usando Teoria do Funcional da Densidade.

  • Modelagem Matemática de Sistemas Físicos (descontinuada em 2019)

 

Professores Permanentes
André Luís Condino Fujarra
Ernane Silva
Fabiano Gilberto Wolf
Jorge Luiz Goes Oliveira
Kleber Vieira de Paiva
Leonel Rincon Cancino
Marcus Vinicius Volponi Mortean
Rafael de Camargo Catapan
Talita Sauter Possamai

 

Professores Colaboradores